Tel: (21) 2224-9534 e (21) 3553-5310
Avenida Rio Branco,151 – Sala GR 603 - Edifício Iracema
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.040-006

Copyright © 2018 Gaudio & Nasser Sociedade de Advogados - Todos os direitos reservados.
Powered by GreenRabbit
Palestra para Cooperativas Educacionais da Região Sul Fluminense - 12/03/13

Dirigentes do Sistema OCB/Sescoop-RJ foram no dia 8 de março à cidade de Angra dos Reis para reunião com as cooperativas Educacionais da região Sul Fluminense. O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta de reforma estatutária das instituições para adequação à Lei 12.690/2012.

 

Participaram do encontro o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio e representantes da Cooperativa Educacional de Itatiaia (Coopedi), Cooperativa Educacional de Angra dos Reis (Educar), Cooperativa Educacional César Almeida (Acec), Cooperativa de Ensino São Bento (Cesb), Cooperativa Educacional Jacobina (Coopeja), e Cooperativa de Profissionais de Educação de Angra dos Reis (Cooperar).

 

Vinícius Mesquita, representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, ressaltou a importância de palestras e fóruns regionais: "Quando a Lei 12.690 foi sancionada, priorizamos o ramo Trabalho. Mas as Educacionais também serão atendidas. Objetivamos, para isso, implantar fóruns regionais para que aconteçam discussões sobre demandas para que possamos, junto a vocês, trabalhar em todas as pendências e esclarecer as dúvidas que venham a existir", destacou Mesquita.

 

Logo após, foi a vez do representante do Núcleo de Apoio ao Cooperativismo do Sul Fluminense (NAC Sul Fluminense), Silvio Bruno, dar a sua palavra. Ele explicou ao público presente quais são as atividades desenvolvidas pelo Sescoop/RJ: "Temos como objetivo orientar e propor melhorias às cooperativas. Para que isto aconteça, oferecemos capacitações através de cursos, palestras e fóruns", explicou.

 

Os direitos patrimoniais das cooperativas, a distribuição de sobras e imposições de sanções ao cooperado e critérios de refinamento da apuração de produção cooperativista foram as maiores dúvidas dos cooperados. Para elucidá-las, Ronaldo Gaudio destacou as principais alterações e inovações trazidas pela Lei 12.690/2012, como o adicional para atividades insalubres ou perigosas, seguro de acidente de trabalho e direitos dos sócios. Sobre a reunião, Gaudio fez uma análise. "Viemos com a missão de falar sobre a Lei 12.690/2012. Contudo, surgiram outras dúvidas sobre o funcionamento, a vida societária e questões tributárias. O saldo foi muito positivo", destacou.

 

O presidente da Cooperar, Astrogildo Gomes, afirmou que os tópicos abordados por Gaudio foram esclarecedores. "Este encontro foi uma grande ajuda. Muitos destes aspectos nós não tínhamos domínio e isso acarretava em problemas para as cooperativas", disse.

 

Ainda durante o encontro, os representantes das cooperativas foram apresentados ao Projeto de Desenvolvimento Socioambiental no Cooperativismo, do Fundecoop/Sescoop-RJ, que tem como finalidade a adoção de responsabilidades socioambientais na gestão das cooperativas, a partir de conceitos, atividades e oficinas.

 

As cooperativas requereram a OCB/RJ a realização de novo encontro com o assessor Ronaldo Gaudio para prosseguimento da análise da nova lei, das questões conexas e propuseram ainda a implantação do Fórum Permanente da Região Sul Fluminense, para que os encontros e atendimentos às cooperativas locais, de todos os ramos, possa acontecer com periodicidade.

 

Fonte parcial:Assessoria Sistema OCB/Sescoop-RJ

« voltar