Tel: (21) 2224-9534 e (21) 3553-5310
Avenida Rio Branco,151 – Sala GR 603 - Edifício Iracema
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.040-006

Copyright © 2018 Gaudio & Nasser Sociedade de Advogados - Todos os direitos reservados.
Powered by GreenRabbit
Departamento de Cooperativismo Reativado pela FAO - 25/01/12

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura recria o Departamento de Cooperativismo (FAO), tendo a experiência brasileira da Agricultura Familiar como referência para políticas de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável. O anúncio foi feito em 24/01 deste ano.

 

Segundo José Graziano, presidente da FAO, os bons resultados o apoio ao Cooperativismo como uma das políticas de segurança alimentar no Brasil é um dos fatores de projeção internacional do país. Também foram considerados referências o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e programas de merenda escolar.

 

O modelo será utilizado para fomentar o apoio internacional ao Cooperativismo. Serviços de cooperação técnica aos pequenos e médios produtores serão oferecidos pelo departamento. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária deverá receber um escritório em Roma, sede da FAO.

 

Graziano considera que a agricultura é parte da solução para o problema do desenvolvimento sustentável e defende a participação de ministros de agricultura na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, argumentando: “É preciso que a produção se comprometa a limpar o planeta, não podemos ser só militantes ecológicos preocupados com o impacto da área produtiva, é preciso conscientizar os agricultores”.

 

A Rio+20 acontecerá em junho deste ano e deverá ter expressiva participação de entidades de representação do Cooperativismo brasileiro.

 

Fonte: Agência Brasil.

* clique nas imagens para ampliar
« voltar